domingo, 16 de junho de 2013

E por falar em...


Você viu nas seções anteriores sobre Aurélia Camargo e Fernando Seixas, do romance “Senhora”, e Catherine, do clássico da literatura inglesa “O Morro dos Ventos Uivantes”. A primeira vinga-se de seu grande amor “comprando” a sua mão em casamento enquanto Seixas tem suas escolhas movidas pelo interesse financeiro. Já Catherine ama Heathcliff, mas o fato dele ser pobre a faria se rebaixar de sua condição social. Você concorda com estas atitudes? Já presenciou ou conhece alguém com ações ou pensamentos iguais aos das personagens acima citadas? Você acha que elas foram éticas?


Afinal, você sabe o que é ética?


ÉTICA
"Tradicionalmente a ética é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Mas também chamamos de ética a própria vida, quando conforme aos costumes considerados corretos. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento."
(VALLS, Alvaro L. M. O que é ética. 9 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, grifo dos autores)



Agora para refletirmos sobre o tema “Ética”, assista o vídeo abaixo:

 Vídeo 1




Você viu no vídeo 1 a reportagem sobre Rejaniel de Jesus Santos e Sandra Regina Domingues, dois moradores de rua, que encontraram uma sacola com 20 mil reais roubados de um restaurante japonês e devolveram a quantia aos proprietários.


Assista aos vídeos abaixo para saber o que aconteceu ao Rejaniel e Sandra que repercutiu nos jornais de todo o país:


 Vídeo 2

 Vídeo 3

Entendendo o texto




1)
No vídeo 1, a repórter afirmou que o proprietário do restaurante ficou espantado com a atitude do morador de rua, que devolveu o dinheiro roubado. A que se pode atribuir esse espanto?

2) Você conseguiu identificar esse "espanto" na reação e no modo como o proprietário fala durante a entrevista?

3) A quem Rejaniel atribui sua postura de devolver o dinheiro ao dono do restaurante?

4) Qual é a importância dada pelo noticiário ao fato de o casal ter arrumado um emprego?

5) A repórter afirmou no vídeo 2 que Rejaniel e Sandra "são oficialmente novos funcionários" da empresa mostrada na reportagem. O relato da analista de RH condiz com a afirmação feita pela repórter? Por quais processos o casal deverá passar após retornar da viagem? O fato de o casal ter que passar por esse processo é uma garantia de que eles permanecerão na empresa?

6) No vídeo 3, a repórter se refere a Rejaniel como algúem "articulado". Por que ela utiliza esse adjetivo? Como uma pessoa articulada é vista pela sociedade? 

7) Na sua opinião, por que a figura de Rejaniel tem mais destaque do que sua esposa nos três vídeos?



8) Até que ponto o dinheiro, a busca por status, influencia nas escolhas e atitudes de um indivíduo? Você acredita que a educação da família também determina essas ações? Justifique sua resposta. 



9) O que você faria, caso se encontrasse na mesma situação do casal que devolveu o dinheiro?



PRODUÇÃO DE texto





Atualmente, vivemos em uma sociedade que valoriza muito o hiperindividualismo, a ponto de as pessoas perderem seus valores e princípios éticos e morais. São vários os motivos que as levam a agir desta forma, como egoísmo, ambição, ganância, entre outros.
Nesta unidade, vimos os conceitos de ética e como cada indivíduo reage diante de uma situação conflitante.

a)
Pesquise em jornais ou revistas outras notícias em que alguém se vê obrigado a tomar uma decisão, que pode ter consequências positivas ou negativas.

b) Após a elaboração da pesquisa, formule um artigo de opinião. Lembre-se que este é um gênero em que o autor do texto expõe seu ponto de vista e defende suas ideias através de informações coerentes, comprovando assim a veracidade dos argumentos apresentados.

c) Escolha um título para seu artigo.

d) Ao escrever seu texto, posicione-se e fundamente seu ponto de vista.

e) Para concluir seu artigo, ofereça aos leitores uma solução ao tema trabalhado.






SUGESTÃO





O filme “As palavras” do diretor Brian Klugman, conta a história de Rory Jansen, um escritor que ainda não conseguiu publicar nenhum de seus livros. Certo dia, ele encontra um manuscrito e publica a estória como se fosse de sua autoria. Com esse lançamento, o escritor fracassado alcança o sucesso que tanto esperava, porém o verdadeiro autor surge contando uma história igual à que ele publicou, gerando o conflito moral e ético.


Nenhum comentário:

Postar um comentário